06/06/2010

Ciência e Religião: Que relação?


Entrevista da "New Scientist" a: Francisco
Ayala vencedor do Prémio Templeton pelo seu contributo para o diálogo Ciência / Religião. Ayala (Madrid, 1934), antigo padre dominicano, biólogo e geneticista na Universidade da Califórnia, em Irvine, vive nos EUA desde 1961. Foi conselheiro do presidente Bill Clinton.
Foi-lhe atribuído o prémio por dizer que não há contradição entre ciência e religião. Muitos discordam.

Ciência e religião são duas janelas através das quais olhamos para o mundo. A religião lida com a relação com o nosso Criador, de uns com os outros, com o sentido e a finalidade da vida e os valores morais. A ciência lida com o surgir da matéria, a expansão das galáxias, a evolução dos organismos. Lidas com formas diferentes e conhecimento. Eu sinto que a ciência é compatível com a fé religiosa num Deus pessol, omnipotente e bondoso.

Contudo, existem conflitos. Porquê?

A religião e a ciência não são adequadamente compreendidas por algumas pessoas, particularmente cristãos. Alguns pretendem interpretar a Bíblia como se fosse um manual. É um livro para nos ensinar verdades religiosas. Ao mesmo tempo, alguns cientistas reivindicam que sabem usar a ciência para provar que Deus não existe. A ciência não deve fazer nada desse género de coisas.

*ver entrevista completa no blogue: Tribo de Jacob